A Rede Europeia Anti Pobreza – Delegação da Madeira dinamizou hoje a primeira sessão de trabalho no âmbito da revisão do Diagnóstico Social de Câmara de Lobos, com a participação ativa dos representantes da Plataforma Concelhia de Parceiros Sociais, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos. Estiveram presentes elementos representantes das Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Casas do Povo, Instituições Particulares de Solidariedade Social (Carmo, Encarnação, Fundação D. Jacinta Ornelas Pereira, Lar Atalaia Living Care e Santa Cecília), Direção Regional da Educação, Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, Instituto de Segurança Social da Madeira- IP-RAM, Investimentos Habitacionais da Madeira, EPE-RAM, Centro de Saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens., Polícia de Segurança Pública – Esquadra de Câmara de Lobos e Associação Insular de Geografia.
O objetivo desta reunião consistiu em promover a reflexão e debate sobre os temas “Território e População”; “Saúde e Ambiente”; “Habitação, Acessibilidade e Mobilidade” e “Educação e Formação”, através de uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) e do debate de opiniões.
Os resultados vão ser compilados num documento final, do qual farão parte ainda alguns indicadores estatísticos relevantes que permitam avaliar a evolução económica e social do Concelho nos últimos anos e definir quais as áreas prioritárias de intervenção para o futuro, sempre numa lógica de trabalho em rede pautado pelos valores da subsidiariedade, participação e corresponsabilidade.
O grupo de trabalho foi unânime em considerar que o concelho de Câmara de Lobos foi dos que mais evoluiu nos últimos anos, a nível regional, do ponto de vista económico, social e educacional, sendo este o momento certo para fazer um balanço do trabalho desenvolvido e redefinir novas metas e objetivos de médio longo-prazo, envolvendo de forma o mais abrangente possível todos os parceiros (públicos e privados) e os cidadãos.
A próxima sessão de trabalho ficou agendada para o próximo dia 5 de julho para debater os temas “Economia e Desenvolvimento”, “Juventude e Desporto”, Proteção Social”, “Proteção Civil e Segurança Pública” e “Tempos Livres, Cultura, Lazer e Cidadania”, estando igualmente previstas sessões de trabalho nas várias freguesias.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui